quarta-feira, 19 de junho de 2013

WEB QUEST - Direitos Humanos



DIREITOS HUMANOS. INCLUSÃO SOCIAL. ACESSIBILIDADE.


INTRODUÇÃO

O contexto atual tem dispensado maior atenção ao tema Direitos Humanos (DH) que envolve a Inclusão Social e a Cidadania. O referido tema, geralmente enfoca a luta das pessoas em busca de seus direitos. Os avanços nesse âmbito dos Direitos Humanos, sem dúvida, já são evidenciados no cenário da pós-modernidade. Porém, sabe-se que ainda é incipiente. Verifica-se na atualidade que os DH ganharam importante aliado com o uso das redes sociais em defesa da Cidadania. 
A noção de Cidadania inclui-se na teoria política evidenciando as relações entre sociedade civil e Estado. O termo Estado ou status, significa estar firme. Historicamente a noção de Estado distanciou-se da noção ligada à divindade para ser relacionada à liberdade e à autonomia do sujeito. No Estado moderno torna-se primordial a articulação interna entre sociedade civil e Estado e este com o mercado.   
         A concepção atual de cidadania traz como marcos históricos as revoluções burguesas e a Revolução Industrial. Os súditos com deveres passaram e ser vistos como cidadãos com direitos (Constituições, Declaração dos Direitos Humanos). Essa nova realidade que traz em si, certa complexidade e historicamente fortifica a luta contra a exclusão dos povos, das minorias, enfim, do diferente. Inclusão é a ação ou efeito de incluir (compreender, abranger, conter em si, inserir, introduzir, estar incluído ou compreendido; fazer parte.§ inclusão (termo cognato). Por exclusão entende-se pôr de lado, abandonar; pôr fora, eliminar. (HOLANDA, 1993. p.140 e 175).
 O significado do termo inclusão é diferente do que se entende por integração. A inclusão busca a modificação da sociedade ao sujeito, garantindo-lhe o exercício da cidadania. A integração procura adaptar o sujeito ao movimento da sociedade, Desse modo, observa-se ser premente o implemento de ações da escola visando práticas educativas que denomino preventivas. As práticas educativas devem aliar o compromisso da comunidade escolar e da família. Como então deve-se agir de modo que se efetivação a inclusão social e o exercício da cidadania?
 Necessitamos cada vez mais lutar pelos DH garantindo o espaço público, a acessibilidade (à saúde, educação, transporte, segurança, moradia, etc) e a mobilidade, dentre outros. Na perspectiva da pós-modernidade, o ser humano submetido à razão instrumental, à violência de toda a ordem, à negligência de alguns, tem de lutar pelos seus direitos. 
 Conclui-se como importante considerar-se a necessidade da aplicação sistemática de políticas públicas visando dirimir as diferenças sociais, culturais.
 Conforme vimos, a inclusão/exclusão é um processo dinâmico e concorda-se que esse é o caminho que “contribui para a construção de um novo tipo de sociedade (SASSAKI, R.K., 1997).
 Nessa perspectiva, evidenciamos o entendimento de inclusão no sentido amplo.

Referências. HOLLANDA, A. Dic. de L.Portuguesa. MORIN, Edgar. 2010. políticas, econômicas.
SASSAKI, R.K. 1997.Inclusão. In: http://pt.scribd.com/doc/35852350/Sassaki-R-K-Inclusao-o-paradigma-do-sec-21.
* Texto elaborado por Mara Sirlei Lemos Peres/ IF-Sul/CMEPel/Grupo Educa-Ação.  


TAREFA

Em grupo composto de até quatro (4) estudantes, pesquise sobre os DIREITOS DO HOMEM coletando dados, imagens, músicas e vídeos sobre o tema e sub-títulos :inclusão social, cidadania,  acessibilidade ou outros direitos do homem.


RECURSOS

BIBLIOGRAFIA
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: 
www.unhchr.ch/udhr/lang/por.htm e http://www.apd-sede.rcts.pt/deundiho.php 

As Nações Unidas em Português. http://www.onuportugal.pt

BRASIL.Programa “Educação Inclusiva: Di-reito à Diversidade”. Secretaria de Educação Especial. Disponível em: portal.mec.gov.br/seesp/index

DRIEDGER, D., ENNS, H. Declaración so-bre equiparación de oportunidades. 
Estocolmo: Disabled Peoples’ International, (jan. 1987). GOIÁS (Estado).

Programa de Educação para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva. 
Disponível em: www.worldbank.org/disability

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de1996. Direito à Educação: Subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – Orientações gerais e marcos legais. Brasília:MEC, Seesp, 2004, p. 102-127.

BRASIL.. Parecer n° 17, de 3 de julho de 2001.Direito à Educação: Subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – Orientações gerais e marcos legais. 

Brasília: MEC, ,Seesp, 2004, p. 316-349.  

BRASIL. Lei n° 10.634/2003. Brasília: 2003.
           

PROCESSO

Em grupo :
* Pesquisar sobre o tema - Direitos Humanos : inclusão social, cidadania,  acessibilidade ou outros direitos do homem.
* Coletar músicas, imagens, vídeos e organizar um  Banco de Dados sobre Direitos Humanos.
* Publicar on-line, na galeria virtual, o trabalho produzido pelo grupo.
* Discutir a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS e listar exemplos em cada artigo da referida Declaração.
* Apresentar em slides - Power Point o que pesquisou.
 

ORIENTAÇÕES SOBRE A PESQUISA

Critérios de avaliação:
* Pesquisar em grupo sobre os DIREITOS HUMANOS, coletando imagens, vídeos, músicas com as respectivas fontes.
* Organizar em forma original o material pesquisado que deverá enfocar um dos seguintes sub-títulos: inclusão social, cidadania,  acessibilidade ou outros direitos do homem.
* Elaborar um texto e apresentar em Seminário com o auxílio de Power Point, o material pesquisado evidenciando harmonia entre o texto, imagem e música.
  

 CONCLUSÃO

ARQUIVO
Textos e imagens sobre o tema.


PÚBLICO-ALVO

O público-alvo desta WebQuest sobre DH, são futuros técnicos em Eletrônica, Edificações, Química e Eletrotécnica dos  Cursos médio técnico-Forma integrada do IFSul-campus Pelotas, RS.  

AUTORIA

Profa. Dra.  Mara Sirlei Lemos Peres , mperes@pelotas.ifsul.edu.br
Professora de Filosofia nos Cursos médio técnico-Forma integrada
IF-Sul/campus Pelotas, RS

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